Trava línguas!
- Juquinha, é a semana do folclore na minha escola e a professora pediu para cada aluno da minha turma levar algum trava língua para a aula de amanhã.
- Quanta coincidência Joana, minha professora também pediu a mesma coisa para a minha turma. Mas, o que é trava línguas?
- Pelo que já pesquisei é uma brincadeira com palavras e frases que devem ser faladas rapidamente sem pausa. Vamos a minha casa pesquisar alguns trava línguas para levarmos a escola amanhã?
- Vamos sim, vai ser legal.
Chegando à casa de Joana, eles sentaram em frente ao computador e começaram a ler os vários trava línguas achados em um site de busca na internet.
- Olha esse Joana: - O rato roeu a roupa do rei de Roma!
- Muito bom, ouve esse: - Três pratos de trigo para três tigres tristes!
- Esse é muito complicado. Escuta esse: - A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada. Minha língua enrolou toda!
- Não consigo pronuncia esse que você falou, enrolado demais! Ouve esse: - Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato!
- Não Joana, desisto! Esses travas línguas são muito difíceis.
- Não são não, é só uma questão de prática.
- Então vamos pratica mais, não é? Não quero passar vergonha na aula amanhã.
- E nem eu... Olha esse, vamos falar juntos?
- Vamos sim.
E ambos falaram:
- Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
Autora Minéia Pacheco