
Ítalo andava muito chateado com a quantidade de lixo que encontrava no parque do seu bairro. Não podia acreditar que nos dias atuais ainda existissem pessoas que jogassem tanto lixo no chão e que não se importassem com o próximo e nem com o meio ambiente.
- É muita falta de respeito com a natureza jogar lixo no chão. - Ele falava sozinho enquanto pegava algumas garrafas plásticas pelo caminho para jogar no lixo.
- Também acho garoto. – Falou uma senhora que estava próximo dele. Trabalho nesse parque há muitos anos e sempre foi assim, são crianças, adolescentes, adultos, todos jogam lixo do chão.
- Mas isso tem que mudar. As pessoas precisam ser mais conscientes e ter mais educação.
- Concordo garoto, mas as pessoas acham mais fácil jogar as coisas pelo chão do que ir atrás de alguma lixeira. E olhe que aqui no parque temos várias, mas quem sempre vence é o chão!
- Isso tem que mudar e já!
- O que você vai fazer? – Ela perguntou.
- Vou ficar aqui observando as pessoas e irei conversar com aquelas em que eu ver jogando lixo no chão.
Ítalo sentou um pouco no banco da praça, mas nem precisou esperar muito e logo viu um garotinho jogando o saquinho de biscoito no chão.
- Ei garoto, sabia que é falta de educação jogar lixo no chão?
- Desculpe, mas não vi nenhuma lixeira por aqui.
- Olha uma logo ali, você não sabe o mal que faz ao meio ambiente cada vez que joga algo no chão.
- Vou agora mesmo jogar esse saquinho do biscoito do lixo, desculpe-me.
Mas a frente Ítalo viu uma senhora jogando um saquinho de bombom no chão.
- Ei senhora, não sabia que é falta de educação jogar lixo no chão?
- Oi garotinho, nem vi que havia caído da minha mão, vou agora mesmo jogar no lixo, obrigada.
Ítalo passou toda a tarde conscientizando as pessoas a não jogarem lixo no chão e no final do dia quando a senhora que trabalhava no parque chegou, ficou impressionada com o que viu e falou:
- Nossa garoto como já te falei trabalho nesse parque há anos, mas nunca o vi tão limpo como hoje. Você está de parabéns!
- Não precisa agradecer, só fiz o que acho certo, falei para as pessoas que LUGAR DE LIXO É NO LIXO e espero que elas tenham aprendido.
- Pelo que estou vendo aqui, elas aprenderam sim!
Autora Minéia Pacheco