• 14
    FEV

    AS VOGAIS!



     
     
     
     
    - Queridas crianças hoje aprenderemos e conheceremos as vogais! - Falou a professora assim que as aulas começaram.
     
    A turminha era do jardim e muito deles não conheciam ainda as vogais, alguns ficaram confusos e com certo medinho, outros ficaram confiantes, mas Ulisses ficou feliz, pois se lembrou de uma aula que teve sobre as vogais e por isso se daria bem na aula de hoje!
     
    A professora levantou um cartaz e lá estava a primeira das vogais:
     
    - Essa é a letrinha A/a. E podemos encontrar várias palavrinhas que comecem com essa vogal bem redondinha, por exemplo, Amor, Abacaxi... Alguém sabe de alguma?
     
    Alguns, os mais sabidinhos, falaram:
     
    - Anel.
     
    - Avião.
     
    - Amigo.
     
    - Certo, agora vamos para a segunda letrinha...
     
    Então ela levantou mais um cartaz e lá estava à letrinha que dá uma super voltinha:
     
    - Essa é a vogal E/e. E existem também várias palavrinhas que se iniciam com ela, por exemplo, Elefante, Espelho... Alguém quer tentar?
     
    Ulisses até que tentou, mas nada lembrou... Alguns coleguinhas falaram:
     
    - Escova.
     
    - Esmalte.
     
    - Emanuel.
     
    - Ótimo estou amando a participação de vocês. - Falou a professora.
     
    Só que Ulisses já estava ficando triste, pois queria poder participar também da aula, mas não se lembrava de nenhuma palavrinha com a vogal pedida. A professora pegou mais um cartaz e falou:
     
    - Essa letrinha é bem legal, pois em cima dela tem um pontinho que a torna especial é a letrinha I/i. E as palavrinhas que se iniciam com essa letrinha são: Índio, Igreja... Alguém sabe de mais alguma?
     
    - Irmão.
     
    - Ilha.
     
    - Ismael.
     
    Ulisses já estava com raiva, será que não se lembraria de nenhuma palavrinha?
     
    - Vamos agora conhecer a penúltima letrinha, ela como a letrinha A/a também é redondinha, mas tem uma perninha cortando sua barriguinha, estou falando da letrinha O/o. E também podemos encontrar muitas palavrinhas que comecem com essa vogal, como: Ovo, Óculos, mais alguém?
     
    - Osso.
     
    - Onça.
     
    - Otávio.
     
    - Muito bem meus queridos alunos!
     
    Ulisses abaixou a cabeça e decidiu que não mais participaria dessa aula, não adiantava, ele não se lembrava de nenhuma palavrinha com a vogal pedida.
     
    A professora por fim falou:
     
    - Nossas amigas vogais já estão terminando e para finalizar apresento a vocês a vogal U/u para fechar as cinco vogais que acabamos de aprender. As palavrinhas que começam com a vogal U/u também são muitas como: Urso, Unha... Agora é com vocês:
     
    - Uva.
     
    - Usina.
     
    Ulisses rapidamente levantou a cabeça quando ouviu qual era a vogal da vez, sem pensar duas vezes, levantou a mão e falou:
     
    - Ulisses professora, meu nome começa com U/u.
     
    Ele ficou muito feliz e a professora lhe deu os parabéns, Ulisses ficou satisfeito consigo mesmo, lembraria dessa aula por muito, muito tempo e tinha certeza de que as vogais iriam fazer parte da sua vida para sempre.
     
    Ah, e nunca mais esqueceu as palavrinhas que começam com cada vogal, principalmente com a vogal U/u.
     
     
     
    Autora Minéia Pacheco

    Avatar








    MINÉIA PACHECO
    Escritora



  • ANUNCIE AQUI




    PARA PENSAR

    Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...
    (Fanny Abramovich)





    Copiar essas ideias sem a permissão do autor é crime, pois isso configura uma forma de roubo e roubar ideias é plágio, e plágio é crime. Art. 184 – Código Penal

    © Copyright 2017 - Minéia pacheco. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escritor.