Uma historinha antes de dormir!

Fonte da imagem AQUI!


Ler contos infantis para o seu filho antes de dormir é um hábito a ser cultivado mesmo depois que as crianças aprenderam a ler. As historinhas não só têm o poder de despertar a imaginação e criatividade da criança, mas também criam um momento todo importante para a relação pais e filhos.

Quando você lê uma história para o seu filho adormecer, e faz disso um ritual diário, você cria um momento de elo entre vocês, e se isso é uma experiência boa para ele, ele irá aguardar ansioso por esse momento, ele vai saber que, não importa o que aconteça, no final do dia ele terá essa calma e reconfortante atividade com seu pai ou mãe. Use este tempo como um tempo para vocês três: você, seu filho e o livro. Celulares e quaisquer outras distrações mundanas ficam de fora dessa. E essa união, por meio da leitura, será fortalecedora para a relação, mas também um grande incentivo para o gosto pela leitura.

Ler em voz alta para os filhos não é o mesmo que ler sozinho. Deixe que seus filhos escolham o livro que eles querem ler. Caso eles estejam cansados dos livrinhos que já tem, você pode levá-los à biblioteca municipal para emprestar alguns. É importante ler algo que eles gostem, pois só assim você despertará o interesse deles pela leitura, fazendo com que essa atividade não seja exaustiva e entediante. Para tanto, é bom estar preparado para se fazer de palhaço quando for preciso e interpretar os personagens com vozes diferentes, tornar a leitura interessante, fazer pausas de suspense ou encenar com as mãos o que se passa. Você também terá que cantarolar, falar em rima, e saber ser suave quando a história assim pedir. Você lerá histórias que já está cansado de ler, mas que serão as favoritas do seu filho, e vai acabar fazendo isso com muito prazer.

O mais importante de tudo isso é não acabar com este momento assim que as crianças começam a ler, elas não querem ser privadas de você e da sua companhia, e se isso acontecer elas podem se sentir “punidas” por saber ler e despertar um certo receio de leitura. Melhor que isso, vocês podem continuar a ler juntos com mais opções de dinâmicas: cada um pode ler um dia ou cada um fará a voz de um personagem do livro.

A leitura, e principalmente a leitura de ficção para crianças, tem grande importância na formação de um adulto leitor. Quem lê ficção conhece novos mundos e explora novos horizontes, conhece personagens que no fundo são um pouco como ele e no caso das crianças elas aprendem novas palavras e passam a pensar coisas que nunca tinham pensado antes. Com a leitura cria-se a oportunidade de questionar o mundo, de imaginar um novo mundo e por fim recriá-lo. Sem livros e sem leitura nossas crianças seriam impossibilitadas de escrever a sua própria história.



* Este artigo foi uma contribuição de um dos parceiros do blog. Dicas importantíssimas que devemos praticar para o bem dos nossos filhos.



Desejo um fim de semana MARAVILHOSO para vocês!

...Beijos...

3 comentários:

  1. Minéia,muito importante esse texto e alerta.E,sem pensar, quando a criança já Lê, deixamos de fazer e isso pode ser danoso mesmo! Legal a dica! beijos, lindo fds pra vocês,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Minéia!
    Realmente é um momento único e muito gostoso este.
    Adorei o texto.
    Meu filho gostava muito quando eu lia para ele.
    um excelente fim de semana para ti.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Leitura é um dos meus passatempos favoritos!
    As vezes minha mãe ou vó leem pra mim , em voz alta.
    Mas eu também gosto muito de ler sozinho.
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.(Antoine de Saint-Exupéry)

...Agradeço a visita e o comentário!...

Volte sempre!

Beijinhos, Minéia Pacheco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Contos para criança ler, ouvir e sonhar! © Desenvolvido por Elaine Gaspareto